sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nutrição Esportiva: Hidratação



Todos que praticam um esporte seriamente têm objetivos, sejam eles: ganhar massa, eliminar gordura, participar de uma competição por lazer ou ganhar essa competição. A maioria desses praticantes e/ou atletas sabe que a dieta é primordial para bons resultados, então se preocupam com os carboidratos, proteínas, gorduras e até vitaminas e minerais, porém, se esquecem de um nutriente extremamente importante: a água.
A manutenção do volume de líquidos corporais é extremamente importante para o equilíbrio das funções em nosso organismo. Perdemos uma quantidade grande de líquidos nos processos fisiológicos naturais e quem faz atividade física perde muito mais através do suor durante o exercício, então, a obrigação é repor essa perda.
A desidratação causa muitos sintomas, começando pela sede. Pode causar também fadiga, pele vermelha, tontura, urina escura, cãibras, etc., então, o ideal é evitar que esses sintomas apareçam.
Recomendações: A hidratação deve ocorrer antes, durante e após a atividade. Para exercícios de até 90 minutos, o ideal é se hidratar somente com água para evitar aumento de temperatura. Passado isso, deverá ocorrer reposição de água e de energia. Exercícios com mais de três horas de duração devem fornecer líquidos para repor água, energia e eletrólitos.
Quantidades: 250-500 ml duas horas antes do exercício e 150-250 a cada 15-20 minutos de treino. Após o exercício, de 300-500 ml por hora com no mínimo 50g de glicose nas primeiras duas horas, para total recuperação do corpo.
Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário